“O aquecedor solar é um sistema capaz de transmitir calor proveniente da energia solar, para aquecer a água, fato esse que atualmente tem sido um benefício para os usuários que visam a sustentabilidade.
No ano de 1767 um cientista suíço chamado Horace-Benedict de Saussure criou o primeiro coletor solar – uma caixa térmica coberta com três camadas de vidro para absorver a energia do calor. Caixa de Saussure se tornou amplamente conhecido como o primeiro forno solar, atingindo temperaturas de 230 graus Fahrenheit.
Em 1908, William J. Baileys inventou um coletor de cobre que foi construída com bobinas de cobre e caixas. O coletor de cobre foi uma melhoria do coletor feito mais cedo, mas a única diferença foi o uso de isolamento de cobre.
Os aperfeiçoamentos do cientista Baileys vem sendo utilizados até hoje para a fabricação de equipamentos.
No Brasil os primeiros aquecedores solares ganharam normatização nos meados dos anos 80 e 90. Começaram a surgir testes de qualificação, de equipamentos, normas e técnicas. Esse setor se profissionalizou com a criação da ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ainda houve o surgimento de laboratórios específicos com novas técnicas aplicadas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os aquecedores solares cada vez mais se tornam econômicos, melhores e duráveis pelo fato de ser uma energia renovável.”
Fonte: Sofsol<https://sofsol.com.br/curiosidade-sobre-os-boilers/> data de acesso 21/06/2022.